Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros

Entrar






Perdeu a palavra-chave?

Galeria de Fotografias

Galeria de Fotografias

Citação

«Os professores podem escrever livremente no Magicboard usando a caneta, adicionar notas sobre imagens, utilizar a caneta como rato e controlar aplicações e documentos directamente no quadro. Todas as notas, imagens ou desenhos podem ser guardados e/ou impressos.»
 

Quem está?

Estatísticas

Utiliz. Registados: 1739
Notícias: 236
Ligações: 686
Diários de Bordo: 1161
Mensagens no Fórum: 204
Docs. para Download: 114
Visitas: 9151875
Início
Ponto da situação sobre o trabalho no Agrupamento de Escolas de Sátão criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
20.07.2010

No âmbito da formação sobre os Quadros Interactivos, no Agrupamento de Escolas de Sátão, decorreu formação para os Docentes do 1º Ciclo de Sátão, e formação para os docentes interessados do 2º e 3º Ciclo da Agrupamento. A primeira dinamizada pelo colega Armando Rodrigues, como ele já referiu em notícia anterior. A segunda, dinamizada por mim na Escola, decorreu durante 3(+1) sessões, (chamamos-lhe encontros formativos).

1ª Sessão/Encontro Formativo “O Quadro Interactivo como recurso na sala de aula”, realizado no dia 2 de Março de 2010.

2ª Sessão/Encontro Formativo “O Quadro Interactivo como recurso na sala de aula”, realizado no dia 25 de Maio de 2010. (Nesta participaram novos formandos)

Nestas duas sessões abordaram-se os seguintes temas:

  • 1 - Instalação do Software do QI StarBoard nos computadores individuais;
  • 2 - Dicas e conselhos úteis para utilizar um QI;
  • 3 - Potencialidades do QI;
  • 4 - “10 mandamentos” para utilizar o QI;
  • 5 - Funcionalidades básicas do QI;
  • 6 - Explorar as funcionalidades básicas do StarBoard no computador individual e da sala.

3ª Sessão/Encontro Formativo “O Quadro Interactivo como recurso na sala de aula”, realizado no dia 26 de Maio de 2010. (Nesta participaram novos formandos).

  • 1 - Instalação do Software do QI StarBoard nos computadores individuais;
  • 2 - Dicas e conselhos úteis para utilizar um QI;
  • 3 - Potencialidades do QI;
  • 4 - “10 mandamentos” para utilizar o QI;
  • 5 - Funcionalidades básicas do QI;
  • 6 - Explorar as funcionalidades básicas do StarBoard no computador individual e da sala;
  • 7 - Actividades práticas.

4ª Sessão, última deste ano lectivo, a realizar no dia 14/07/2010, pretende-se: 1. Para quem nunca participou e de um modo muito geral:

  • 1.1 - Instalação do Software do QI StarBoard nos computadores individuais;
  • 1.2 - Dicas e conselhos úteis para utilizar um QI;
  • 1.3 - Potencialidades do QI;
  • 1.4 - “10 mandamentos” para utilizar o QI;
  • 1.5 - Funcionalidades básicas do QI;
  • 1.6 - Explorar as funcionalidades básicas do StarBoard no computador individual e da sala;
  • 2 – Esclarecimento de dúvidas.
  • 3 - Actividades práticas.

Notas:

  • A maior dificuldade encontrada foi a marcação de datas e horário que fosse do agrado dos interessados. Muitos referiram que deveria ser durante o tempo de interrupção lectiva (início de Julho e/ou de Setembro).
  • Foram cedidos aos docentes/formandos documentos em suporte papel, adaptados da documentação distribuída pelo EDUFOR.
  • A próxima sessão está marcada para o dia 14/07/2010, a fim de os colegas ainda poderem aprender mais alguma coisa, tirarem dúvidas, e poderem trabalhar com o Software nas férias, preparando algumas aulas/documentos.
  • Caso se julgue necessário, em Setembro realizar-se-á nova sessão.

Para mim esta acção foi enriquecedora, quer enquanto formando, quer enquanto “formador”. Um agradecimento ao EDUFOR pela realização desta iniciativa/acção e em especial ao colega Jorge Cabral formador da mesma, pela disponibilidade mostrada em esclarecer e apoiar no que fosse necessário.

Votos de BOAS FÉRIAS para todos.

Luís Carlos

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?
Obter o Starboard Software

Inquérito

Pode o quadro interactivo ser uma mais valia para os alunos?