Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros
Incio arrow Sobre o Projecto
Sobre o Projecto criar PDF verso para impresso enviar por e-mail
23.10.2006
ndice
Sobre o Projecto
A Equipa do Projecto
Finalidades do Projecto
Professores Participantes
Implementao e Cronograma
Comisso de Acompanhamento
Comunidade de Utilizadores
Avaliao
Parcerias

Apresentação e Caracterização da Entidade Coordenadora

Nome: Centro de Formação de EduFor
Morada: Escola Secundária Felismina Alcântara – Rua Aristides de Sousa Mendes
Localidade: Mangualde
Código Postal: 3534-003 Mangualde
Distrito: Viseu
Telefone: 232618386
Fax: 232618387
E-mail: Este endereo de email est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email
Web: www.edufor.pt
Director: José Miguel Rodrigues de Sousa
Escola Sede: Escola Secundária Felismina Alcântara

Os representantes das escolas dos concelhos de Mangualde e Penalva do Castelo reuniram, em nove de Dezembro de mil novecentos e noventa e dois, com o objectivo de criarem um Centro de Formação de Professores. A acta dessa reunião foi homologada por Despacho da Directora Regional da Educação do Centro, em três de Fevereiro de mil novecentos e noventa e três, ficando assim, com existência legal, o CENTRO DE FORMAÇÃO DE PENALVA E AZURARA (CFPA). Pedida a acreditação como entidade formadora de associação de escolas, foi a mesma concedida, em dois de Julho de mil novecentos e noventa e três, pelo Conselho Coordenador de Formação Contínua. Assim surgiu o Centro de Formação de Penalva e Azurara, Centro de Formação de Associação de Escolas dos concelhos de Mangualde e Penalva do Castelo, com sede na Escola Secundária Felismina Alcântara – Mangualde.
Actualmente, este Centro de Associação de Escolas é constituído por cerca de 90 estabelecimentos de ensino público, dos quais fazem parte Jardins-de-Infância, Escolas Básicas e Escolas Secundárias com 3º ciclo. Deste aglomerado fazem parte cerca de 560 docentes.
Este Centro de Formação, tendo consciência que a formação contínua é importante na mudança de atitudes, hábitos, métodos e comportamentos, procura responder às exigências, necessidades e anseios do pessoal docente e não docente. Tal facto é evidente nos Planos de Formação, pois aquando da sua elaboração, sem esquecer as áreas definidas como prioritárias pelo Ministério da Educação, procuramos seleccionar um conjunto de acções que correspondam às preocupações sentidas pelos formandos e pelas escolas. Assim, dinamizamos formação para um universo de aproximadamente 800 formandos, das escolas associadas e não só, realizando cerca de 30 acções por ano, nas diversas áreas de formação.
Os professores que realizaram formação neste Centro consideram-na (cf. documentos de avaliação arquivados no CFPA), por um lado, como de qualidade e, por outro, importante na renovação de conhecimentos e de troca de experiências, sendo notório um aumento do número de formandos nos últimos anos, como podemos verificar no gráfico que se segue:

Nº de Formandos em Acções Acreditadas (1993/2005)
Image

Além de formação presencial, dinamizamos formação a distância através da plataforma Prof2000 e, futuramente, através da plataforma Moodle. Foi com a participação no Projecto TRENDS (Training Educators Through Networks and Distributed Systems) que surgiu a oportunidade do Centro de Formação de Penalva e Azurara dinamizar a formação contínua de professores a distância. Para além disso, este Centro de Formação estabeleceu parcerias com outras entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Mangualde, Câmara Municipal de Penalva do Castelo e Escola Superior de Educação de Viseu.
Ainda no âmbito da formação, é de realçar que, em 2006, assinámos um contrato com o Programa O Professor, do Aveiro Digital, para dinamização de uma turma de formação de e-formadores e várias turmas de Competências Básicas em TIC.
Para além disso, na avaliação interna do Plano de Formação de 2005, utilizámos a Estrutura Comum de Avaliação, originalmente designada por CAF (Common Assessment Framework), instrumento de avaliação que ajuda as organizações públicas da U. E. a compreender e utilizar as técnicas de gestão da Qualidade de modo a melhorarem o respectivo desempenho.
O Centro de Formação de Penalva e Azurara integra a Rede desenvolver, rede de Centros de Formação de associação de escolas da área educativa de Viseu e, em Janeiro de 2005, inaugurámos uma nova fase da nossa presença na Web, o Portal do CFPA, com o endereço www.cfpa.pt, que, em Setembro de 2006, já tinha ultrapassado as 35 mil visitas.
Como já referimos anteriormente, este Centro está sedeado na Escola Secundária Felismina Alcântara – Mangualde, que é um dos 24 municípios de Viseu. O CFPA procura, dentro das suas limitações diversificar o mais possível as suas actividades. Para  isso apoia-se numa “vasta” equipa: dois elementos são internos, o Director e uma funcionária administrativa, e os outros elementos estão ligados ao Centro de Formação de acordo com as disponibilidades e os Projectos em desenvolvimento.

Estrutura de Direcção do Centro de Formação de Penalva e Azurara

Image


 
Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?