Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros

Home arrow News arrow Geral arrow Inovar com QI no ECER2007
Inovar com QI no ECER2007 PDF Print E-mail
Terça, 25 Setembro 2007

ImageA Consultora do Centro de Formação de Penalva e Azurara e responsável pela Avaliação do Projecto Inovar com QI, Doutora Ana Maria Mouraz Lopes, apresentou uma Comunicação no European Conference Educational Research 2007 (www.ecer2007.ugent.be ), que teve lugar nos dias 17 a 22 de Setembro de 2007, na Universidade de Ghent, na Bélgica.

A Conferência, organizada pela EERA (European Educational Research Association) (www.eera.ac.uk ), teve como tema central a Qualidade da Educação.

Esta Conferência teve um formato habitual de uma comunicação diária feita por investigadores e autores conhecidos da investigação educativa europeia, a que se seguiam apresentações enquadradas nos 27 grupos de trabalho que a EERA acolhe. A apresentação que a Consultora do Centro dinamizou intitulava-se The Impact Of Interactive Magicboard's Uses At Classroom and Teachers Tasks e pretendeu dar conta do processo de implementação do projecto "Inovar com QI" e dos principais resultados da avaliação daquele, agora que o projecto cumpriu um ano. No grupo de trabalho em que a comunicação foi integrada, ICT in Education and Training, foram apresentados estudos diversos oriundos do Reino Unido, da Grécia, da Holanda, da Bélgica, da Alemanha, da Eslovénia, da Letónia, da Suécia, da França, da Espanha e de Portugal. Nenhum dos estudos apresentados se referia explicitamente ao uso do quadro interactivo, embora em, pelo menos um caso, o equipamento técnico utilizado pelos professores sob observação também incluisse o uso de quadros interactivos (Escócia). Uma das conclusões do grupo de trabalho foi a de que não faz grande sentido (e não era essa a linha fundamental da maioria dos trabalhos apresentados) investigar a introdução das tecnologias da informação e da comunicação na educação, senão numa perspectiva curricular (centrada nos alunos ou nas práticas dos professores) ou numa perspectiva de formação daqueles profissionais.

Na zona de Downloads em Artigos/Documentos podem ser consultados os ficheiros utilizados na Comunicação.

 
< Prev   Next >

Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?