Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros

Entrar






Perdeu a palavra-chave?

Galeria de Fotografias

Galeria de Fotografias

Citação

«Quando usamos um Magicboard observamos sempre um avivar das experiências de aprendizagem pela imagem, som e movimento. Os alunos podem Ver, Ouvir e Sentir o Quadro.»
José Miguel Sousa
Director do Centro de Formação
 

Quem está?

Estatísticas

Utiliz. Registados: 1738
Notícias: 236
Ligações: 686
Diários de Bordo: 1161
Mensagens no Fórum: 204
Docs. para Download: 114
Visitas: 5985361
Início
Quando a imaginação é o limite,... criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
07.07.2010

No dia 25 de Maio realizou-se na Escola E.B.2,3 Gomes Eanes de Azurara mais uma sessão de formação no âmbito da implementação e utilização do Quadros Interactivos em sala de aula. Esta sessão foi a última de três realizadas durante o mês de Maio.

A iniciativa teve uma grande adesão da parte do pessoal docente. Inscreveram-se 32 professores que participaram em 3 sessões de 90 minutos, nos dias 4, 18 e 25 de Maio entre as 17H e as 18.30H.

O grupo foi dividido em 3 subgrupos constituídos por 10 a 12 elementos e trabalharam em três salas devidamente equipadas. As sessões foram orientadas pelos professores Maria do Céu Gonçalves, Maria José Espinha e Luís Fraga.

Foi feita uma planificação prévia das tarefas a desenvolver em sala e que resumidamente se consubstanciaram no seguinte:

Na 1ª sessão distribuiu-se o CD com o software do quadro e cada docente procedeu à instalação do programa no seu PC sendo orientado pelo docente que coordenava a sala;

Na 2ª sessão fez-se a exploração da barra de ferramentas do quadro e foram apresentados alguns exemplos das inúmeras potencialidades para o trabalho pedagógico nas diferentes disciplinas. Foram também esclarecidas algumas questões colocadas, nomeadamente quanto à importação de documentos em diferentes formatos.

Na 3ª sessão foram desenvolvidas as 4 primeiras actividades previstas seguindo o guião distribuído a todos os participantes.

É de referir o interesse e a motivação de todos os presentes e esperamos agora que, cada um possa desenvolver as suas actividades preparando aulas inovadoras e criativas. Assim, vamos com certeza, motivar os alunos e por conseguinte melhorar a qualidade das aprendizagens.

Com a utilização do quadro interactivo tudo é possível... a imaginação é o limite.

Image

Fotografias das três salas onde decorreu a formação (Maria do Céu, Maria José Espinha e Luís Fraga) e, no canto inferior direito, de uma aula de Matemática usando o QI (turma do 6ºF, Maio de 2010, Turning Point, Áreas e Volumes)

Luis Fraga

 
Artigo seguinte >

Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?
Obter o Starboard Software

Inquérito

Pode o quadro interactivo ser uma mais valia para os alunos?