Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros

Login






Lost Password?

Galeria de Fotografias

Galeria de Fotografias

Quotes

«Quando usamos um Magicboard observamos sempre um avivar das experiências de aprendizagem pela imagem, som e movimento. Os alunos podem Ver, Ouvir e Sentir o Quadro.»
José Miguel Sousa
Director do Centro de Formação
 

Who's Online

Statistics

Members: 1738
News: 236
Web Links: 686
Target Log Book: 1161
Forum Messages: 204
Downloads: 114
Visitors: 8865010
Home
Quando a imaginação é o limite,... PDF Print E-mail
Quarta, 07 Julho 2010

No dia 25 de Maio realizou-se na Escola E.B.2,3 Gomes Eanes de Azurara mais uma sessão de formação no âmbito da implementação e utilização do Quadros Interactivos em sala de aula. Esta sessão foi a última de três realizadas durante o mês de Maio.

A iniciativa teve uma grande adesão da parte do pessoal docente. Inscreveram-se 32 professores que participaram em 3 sessões de 90 minutos, nos dias 4, 18 e 25 de Maio entre as 17H e as 18.30H.

O grupo foi dividido em 3 subgrupos constituídos por 10 a 12 elementos e trabalharam em três salas devidamente equipadas. As sessões foram orientadas pelos professores Maria do Céu Gonçalves, Maria José Espinha e Luís Fraga.

Foi feita uma planificação prévia das tarefas a desenvolver em sala e que resumidamente se consubstanciaram no seguinte:

Na 1ª sessão distribuiu-se o CD com o software do quadro e cada docente procedeu à instalação do programa no seu PC sendo orientado pelo docente que coordenava a sala;

Na 2ª sessão fez-se a exploração da barra de ferramentas do quadro e foram apresentados alguns exemplos das inúmeras potencialidades para o trabalho pedagógico nas diferentes disciplinas. Foram também esclarecidas algumas questões colocadas, nomeadamente quanto à importação de documentos em diferentes formatos.

Na 3ª sessão foram desenvolvidas as 4 primeiras actividades previstas seguindo o guião distribuído a todos os participantes.

É de referir o interesse e a motivação de todos os presentes e esperamos agora que, cada um possa desenvolver as suas actividades preparando aulas inovadoras e criativas. Assim, vamos com certeza, motivar os alunos e por conseguinte melhorar a qualidade das aprendizagens.

Com a utilização do quadro interactivo tudo é possível... a imaginação é o limite.

Image

Fotografias das três salas onde decorreu a formação (Maria do Céu, Maria José Espinha e Luís Fraga) e, no canto inferior direito, de uma aula de Matemática usando o QI (turma do 6ºF, Maio de 2010, Turning Point, Áreas e Volumes)

Luis Fraga

 
Next >

Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?
Obter o Starboard Software

Poll

Pode o quadro interactivo ser uma mais valia para os alunos?