Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros

Entrar






Perdeu a palavra-chave?

Galeria de Fotografias

Galeria de Fotografias

Citação

«Utilizo as novas tecnologias nas aulas. O interesse maior do Magicboard consiste em poder guardar aquilo que se escreveu no quadro, para posterior consulta.»
Jaime Carvalho e Silva
Universidade de Coimbra
 

Quem está?

Estatísticas

Utiliz. Registados: 1738
Notícias: 236
Ligações: 686
Diários de Bordo: 1161
Mensagens no Fórum: 204
Docs. para Download: 114
Visitas: 6241674
Início
Escola envolvida no Inov@r com QI é referenciada em Estudo Europeu criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
10.02.2010

ImageA European Schoolnet realizou um estudo sobre o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em escolas com o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Estudo foi realizado em duzentas e nove mil escolas e proporciona informação sobre as estratégias TIC nacionais, tanto dos países da União Europeia, como do Liechtenstein, Islândia e Noruega. Uma das Escolas do 1º Ciclo Do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara foi seleccionada para ser um dos Estudos de Caso no território português, sendo responsáveis por reportarem o estudo, em Abril de 2009, Cristina Azevedo Gomes, Fernando Jorge Lima e Sónia Santos Alves do Centro de Competência Nónio da Escola Superior de Educação de Viseu.

Numa transcrição livre de parte do estudo de caso (anexo nesta mensagem) podemos ler: "Uma característica fundamental do projecto nos últimos três anos tem sido a formação regular e as reuniões semanais para partilha de recursos e metodologias. Isto vem no seguimento da formação obrigatória em TIC, com enfoque no Moodle e no e-mail e permitiu que os professores envolvidos dominassem o uso dos QIs e desenvolvessem a sua confiança. Muitos estão agora disponíveis para treinarem os colegas e mostrarem o seu trabalho publicamente em encontros educativos. O projecto também visou reduzir o isolamento dos professores do 1º ciclo do ensino básico em termos da sua formação, proporcionando-lhes oportunidades de rever e actualizar a sua prática docente.
O sucesso do projecto sugere que o uso a longo prazo de recursos TIC na sala de aula seria benéfico. O projecto tem tido um impacto positivo na motivação dos alunos, na sua concentração e no seu envolvimento no desenrolar da aula, como tem demonstrado a sua constante disponibilidade para realizar ou propor tarefas com recurso aos QIs. O acesso à Internet para pesquisas adicionais tem permitido aos alunos desenvolverem as suas competências técnicas.
"

Mais informações sobre o STEPS (the study of the impact of technology in primary schools) em http://insight.eun.org/ww/en/pub/insight/minisites/steps.htm

Anexo: Case studies: Gomes Eanes de Azurara School Cluster Group, Mangualde, Viseu, Portugal

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?
Obter o Starboard Software

Inquérito

Pode o quadro interactivo ser uma mais valia para os alunos?