Os Diários de Bordo são documentos disponibilizados por docentes utilizadores de Quadros Interactivos Magicboard que descrevem a forma como prepararam a introdução de conteúdos programáticos com recurso a esta ferramenta, desde materiais, imagens, vídeos, dicionários, enciclopédias, websites, ou outros recursos utilizados. Acima de tudo reflectem o grau de satisfação com as actividades que prepararam, os seus aspectos positivos, dificuldades encontradas e sobretudo as hipóteses e sugestões de remediação ou melhoria. Os Diários de Bordo, para além de uma fonte de partilha de recursos e experiências, pretendem ser, também, uma fonte de inspiração e de ideias a outros professores por forma a prepararem as suas actividades lectivas com recurso ao Magicboard. Ao escolhermos os diários de bordo como instrumentos privilegiados de acompanhamento e de avaliação regulatória do projecto QI, quisemos recuperar as características descritivas, sequenciais e reflexivas que sempre se associam às decisões ( às vezes contingenciais) de quem “comanda o barco” - o professor. Foi para recuperar este sentido original do para que serve um diário de bordo que mudámos os aspectos que aí se privilegiam: pretendemos que sirva como um roteiro fidedigno da exploração da aula; pretendemos que seja um objecto de partilha de pares e um exemplo de práticas pedagógicas felizes. Convidamos os professores do projecto a preencherem os diários de bordo com o espírito de promoção da qualidade que inspira, este ano, o esforço de inovação do projecto Inovar com QI.
|