Na nossa escola, enquadro no projecto Inov@r com QI, a utilização do Quadro Interactivo nas práticas lectivas tem-se tornado uma prática comum. No contexto sala de aula, são enormes as vantagens, principalmente no ensino das línguas e em níveis de iniciação. O maior envolvimento e motivação dos alunos; o estímulo visual, cinestésico e auditivo dos materiais e apresentações, que criam uma maior dinâmica e motivação dos alunos face às aprendizagens; o acesso à informação online e a constante interactividade, colaboração e desenvolvimento do espírito crítico são algumas das vantagens que ao longo destes quase três anos resultam da aplicação desta ferramenta em contexto de sala de aula. O TurningPoint é outra ferramenta associada ao QI e que potencia actividades, que muito têm contribuído para aumentar essa motivação nos alunos, quer pela facilidade da sua utilização, quer pela interactividade que proporciona com a apresentação imediata dos dados relativos ao objecto de estudo que se desenvolve. A Turma B do 8ºAno utilizou esta ferramenta durante uma aula de Francês, para realizar uma actividade alusiva ao Natal. O emocionante foi eles observarem os gráficos de resposta, sentindo que ali estava, de uma forma bem visível, a sua colaboração directa e instantânea. Este é mais um recurso inovador que, quando utilizado na sua plenitude, em contexto de sala de aula, permite obter dados, guardá-los e tratá-los por grupo-turma ou individualmente e ao mesmo tempo fazer um feedback sobre a aprendizagem efectuada. Clarinda Pires
|