Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros
Incio arrow Sobre o Projecto
Sobre o Projecto criar PDF verso para impresso enviar por e-mail
23.10.2006
ndice
Sobre o Projecto
A Equipa do Projecto
Finalidades do Projecto
Professores Participantes
Implementao e Cronograma
Comisso de Acompanhamento
Comunidade de Utilizadores
Avaliao
Parcerias

Professores Participantes no Projecto

Escolas Associadas ao Centro de Formação Penalva e Azurara

As escolas associadas ao Centro de Formação de Penalva e Azurara aprovam o Projecto em causa nos respectivos órgãos (Conselho Pedagógico e Assembleia de Escola) de modo a que o Projecto integre o Projecto Curricular de Escola e os consequentes Projectos Curriculares de Turma, quando for o caso. Assim, as escolas elaboram os horários dos docentes e a respectiva distribuição de serviço de acordo com o estipulado para o Projecto: 

  • No Pré-escolar e 1º Ciclo, os docentes terão um Quadro fixo e permanente na sua sala de aula. Nos restantes Ciclos, o Quadro estará fixo numa sala de aula da escola. Cada docente envolvido no Projecto escolherá, pelo menos, uma turma com a qual irá trabalhar os conteúdos da sua disciplina utilizando o Magicboard. A escola elaborará o horário do docente de modo a que as aulas da(s) turma(s) escolhida(s) ocorram sempre na sala onde está instalado o Quadro. A escola disponibilizará no horário do docente, pelo menos, duas horas por semana[3] (da componente não lectiva) para o Projecto (reuniões, preparação de materiais, participação no portal, reflexão sobre as práticas, avaliação do Projecto, formação, etc.).
  • Os docentes que participam no Projecto assinam um “Protocolo de Compromisso” com a Entidade Coordenadora do mesmo (CFPA) e no final recebem um certificado[4] de participação num Projecto de Pesquisa e Inovação.

[3] Numa fase inicial este número de horas será insuficiente.
[4] Para além da Certificação que será emitida pelo Centro de Formação de Penalva e Azurara, está a ser analisada a possibilidade de certificação por outras entidades.

Escolas Não Associadas ao Centro de Formação Penalva e Azurara

Como já referimos, devido às potencialidades do Magicboard para teleconferência, e não só, pretendemos, para além das escolas associadas ao CFPA, incluir neste Projecto mais quatro escolas/entidades, fisicamente distantes.
A implementação do Projecto nestas escolas/entidades não está sujeita ao modelo que será seguido nas escolas associadas ao Centro de Formação – cada entidade terá o seu modelo cuja implementação decorrerá do dinamismo que cada uma das escolas/entidades pretendam atribuir à utilização do Magicboard, de acordo com os fundamentos pelos quais estas escolas/entidades foram convidadas a participar no Projecto.

Escola Secundária Filipa de Vilhena – Porto
(www.esec-filipa-vilhena.rcts.pt)
Tendo em atenção o dinamismo da escola com a participação em vários Projectos, o facto de docentes da escola já terem experimentado o Quadro Interactivo Magicboard (co-autoras dos programas de matemática do ensino secundário e formadoras do CFPA), são condições para considerarmos que a participação da escola no Projecto seja uma mais valia.
À escola serão disponibilizados um Quadro Magicboard FX-77 e um Tablet Hitachi BT-2. A escola instala este equipamento numa sala de aula com ligação à Internet de modo a que docentes do Departamento de Matemática, nomeadamente as docentes Cristina Cruchinho e Graziela Fonseca (as co-autoras e formadoras acima referidas), possam utilizar o equipamento em causa, em pelo menos uma das suas turmas. Outros docentes da escola podem utilizar o equipamento sempre que possível. Os docentes que utilizarem o Quadro Interactivo deverão participar no Portal do Projecto.

Agrupamento de Escolas de Ovar – Ovar
(www.aeovar.net)
Tendo em atenção o interesse manifestado pelo órgão de gestão desta escola, numa deslocação a uma das escolas associadas ao CFPA, em participar num Projecto com o modelo do Projecto Inov@r com QI, acrescentando-se o facto do docente da escola Carlos Miguel Bianchi ter uma longa relação de trabalho como o CFPA, em actividades de formação a distância, consideramos estarem criadas as condições para que esta participação no Projecto seja uma mais valia.
À escola são disponibilizados um Quadro Magicboard FX-77 e um Tablet Hitachi BT-2. A escola disponibiliza as condições necessárias para que, no ano lectivo de 2006/2007, uma docente do 1º Ciclo do Ensino Básico utilize o Quadro Interactivo com uma turma de 4º ano e nos anos lectivos de 2007/2008 e 2008/2009, a generalidade dos docentes que leccionam a turma em causa utilizem o Quadro Interactivo nas aulas da turma. Os docentes que utilizarem o Quadro Interactivo participarão no Portal do Projecto.

Escola EB 2,3 Vasco Santana – Odivelas
(www.eb23-vasco-santana.rcts.pt)
Tendo em atenção a participação da Escola Secundária Sebastião da Gama[5], de Setúbal, no Projecto TRENDS e Prof2000 (onde também participou o Centro de Formação de Penalva e Azurara), o facto da docente Maria Fernanda Rodrigues (formadora do CFPA) ser entusiasta da formação a distância, dedicada à criação de conteúdos digitais e dinamizadora de vários Projectos on-line, consideramos estarem criadas as condições para que a participação da Escola Secundária Sebastião da Gama no Projecto seja uma mais valia. No ano lectivo de 2006/2007 a docente Maria Fernanda Rodrigues está destacada no CANTIC[6] de Sacavém; como tal, o Quadro foi colocado na Escola EB 2,3 Vasco Santana de Odivelas, numa turma com um aluno com deficiência motora. À escola são disponibilizados um Quadro Magicboard FX-77 e um Tablet Hitachi BT-2. A Escola Secundária Sebastião da Gama disponibiliza os equipamentos para as actividades em que a docente Maria Fernanda Rodrigues esteja envolvida, na escola ou fora desta. Os docentes que utilizarem o Quadro Interactivo participarão no Portal do Projecto.

Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva – Funchal
(www.esaas.com)
A participação de docentes de matemática desta escola na formação de Acompanhantes de Matemática, da responsabilidade do Ministério da Educação, que ocorreu durante vários anos em Mangualde com o apoio do CFPA, permitiu estabelecer relações de trabalho com docentes da escola, nomeadamente com o docente Miguel Ângelo Nóbrega Gomes. Nesta escola estão criadas condições para experiências de teleconferência.
À escola serão disponibilizados um Quadro Magicboard FX-77 e um Tablet Hitachi BT-2. A escola deverá instalar este equipamento numa sala de aula com ligação à Internet de modo a que pelo menos três docentes do “Departamento de Ciências Exactas, Naturais e Tecnologias” o possam utilizar nas suas aulas. Outros docentes da escola podem utilizar Quadro Interactivo sempre que possível. Os docentes que utilizarem o Quadro participarão no Portal do Projecto.



 
Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?