Na passada Terça-feira, 06 de Novembro, foi utilizado o sistema de votação TurningPoint para a realização de um conjunto de questões de escolha múltipla, em contexto de sala de aula, na disciplina de Biologia/Geologia do 11ºA da Escola E.B. 2,3/S de Penalva do Castelo. A actividade inseriu-se numa aula de revisões para o teste de avaliação sobre conteúdos da disciplina: DNA e síntese de Proteínas.
A análise dos gráficos permitiu à professora Luísa Isabel detectar em tempo real quais os itens em que os alunos apresentavam maiores dificuldades e assim colmatar as falhas e dúvidas dos discentes antes da realização da prova. Além da questão e das quatro hipóteses de resposta, em cada diapositivo foi colocada uma tabela de respostas, que identificava o número do comando de cada aluno e ainda um indicador de resposta correcta. Desta forma, a professora foi-se apercebendo dos alunos que iam respondendo e se a resposta era correcta ou não, podendo antecipadamente fazer um diagnóstico formativo. A experiência foi bastante positiva e da sua avaliação há a reter o seguinte: a professora detectou que a utilização de um indicador de resposta correcta e incorrecta pode deturpar os resultados, pois os alunos ao verificarem, num primeiro momento, a veracidade ou não da resposta, logo accionavam o comando de forma a poderem alterar a resposta para a correcta. Por outro lado, verificou também que nem todos os comandos estavam identificados correctamente, pois o número que os identificava nem sempre correspondia à etiqueta colada no mesmo.
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