Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros

Login






Lost Password?

Galeria de Fotografias

Galeria de Fotografias

Quotes

«Quando usamos um Magicboard observamos sempre um avivar das experiências de aprendizagem pela imagem, som e movimento. Os alunos podem Ver, Ouvir e Sentir o Quadro.»
José Miguel Sousa
Director do Centro de Formação
 

Who's Online

Statistics

Members: 1738
News: 236
Web Links: 686
Target Log Book: 1161
Forum Messages: 204
Downloads: 114
Visitors: 3936279
Home
Consolidar com TurningPoint PDF Print E-mail
Quinta, 18 Junho 2009

ImageNo dia 15 de Junho, entre as 13:45 e as 15:15, a turma G do 5º ano da Escola Gomes Eanes de Azurara, teve uma aula diferente.

O professor de Matemática, o docente Luís Fraga, preparou uma sessão, em TurningPoint, para consolidação de conteúdos leccionados na disciplina de Matemática.

Os alunos colheram com agrado a nova metodologia e foi deveras gratificante assistir ao entusiasmo e concentração d e todos e de cada um.

No final da sessão a turma pediu ao professor para preparar mais aulas “destas”, porque, diziam eles “é mais fácil aprender assim”.

Assim, aqui fica mais um testemunho das virtualidades da utilização desta ferramenta que, acima de tudo, capta a atenção e desperta o entusiasmo nos discentes envolvidos.

 
TurningPoint ao Serviço da Avaliação do Clube de Informática PDF Print E-mail
Segunda, 15 Junho 2009

Image
A professora Maria do Céu deu uma “ajudinha”...
No dia 12 de Junho, os alunos do primeiro turno do Clube de Informática da E.B.2,3 Gomes Eanes de Azurara viveram novas emoções utilizando o programa de TurningPoint para avaliar o trabalho desenvolvido ao longo deste ano lectivo.

O professor Luís Fraga elaborou um conjunto de diapositivos com o objectivo primeiro de avaliar, através da votação, as actividades desenvolvidas e o relacionamento intra e interpessoal.

Depois de uma breve explicação sobre o funcionamento dos dispositivos e do objectivo a atingir, os alunos mostraram grande interesse e curiosidade relativamente às questões que iam surgindo no ecrã e aos gráficos que apresentavam os resultados da votação. Também nesta sessão se verificou que os alunos se entregam de alma e coração à tarefa, porque verificam, no momento, o resultado e o “sentir” do grupo.

É também de assinalar o facto de alguns alunos terem referido que já conheciam o sistema de votação, uma vez que já tinham utilizado, em anos anteriores, em algumas disciplinas, nomeadamente na Língua Portuguesa e na Matemática.

Parece-nos podermos afirmar que o sistema de votação TurningPoint se constitui como uma óptima ferramenta e que pode ser utilizada nos mais diversos contextos. É só vontade e um pouquinho de criatividade e outras utilizações, igualmente válidas, poderão ser experimentadas. É simples, rápido e eficaz. Além do mais conquista a concentração/Atenção dos alunos.

Experimentem...

 
Acção de Formação sobre TurningPoint PDF Print E-mail
Sexta, 12 Junho 2009

ImageNuma louvável iniciativa os professores de matemática do 3º ciclo: João Figueiredo e Fernanda Loureiro dinamizaram uma acção de formação para o pessoal docente, na área das TIC “TurningPoint” que ocorreu no dia 21 de Abril, pelas 17h30m, na escola sede do Agrupamento. Através desta acção os formandos desenvolveram competências que lhes permitirão diversificar estratégias e actividades, através da utilização desta nova ferramenta, nas suas aulas.

O TurningPoint é um meio tecnológico que utiliza o computador e respectivo software, quadro interactivo, dispositivo de resposta e o receptor. Através do comando os alunos podem intervir, a partir do seu lugar, em sala de aula, na realização da actividade, em simultâneo. Desta forma conseguem-se realizar actividades com apresentação de resultados em tempo real. O professor facilmente poderá fazer “feedback” das interacções dos seus alunos, mesmo a nível individual, pois que cada comando identifica um aluno.

Os docentes participaram de forma empenhada na acção e o exercício proposto para finalizar a actividade não deixou ninguém indiferente.

Aos proponentes desta acção o nosso “muito obrigado”.

Os formandos:
Lucília Rodrigues e Joaquim Fernandes

 
O Cabri 3D, o Inov@r com QI e o Quadro Interactivo MagicBoard PDF Print E-mail
Segunda, 08 Junho 2009

ImageMais uma vez os professores de Matemática da Escola Básica Integrada de Ínsua reuniram para uma nova etapa na sua formação e por uma boa perspectiva de sucesso na aprendizagem dos seus alunos. Desta vez, foi o Cabri 3D que alimentou o “ bichinho” da curiosidade.

Os nossos formadores eram nada mais que os nossos colegas, Fernanda Loureiro e João Figueiredo que, dizendo a verdade, nos garantiam o êxito da formação.

ImageUtilizando o Quadro Interactivo, apresentaram de forma clara e cativante, todas as valências de um programa matemático que será um bom suporte para o ensino da geometria. Visualizar e seguir todos os passos pelo Quadro Interactivo possibilitou uma maior dinâmica em toda a formação.

Resta mesmo dizer que uma boa dose de paciência para com os que tinham mais dificuldade, uns tantos exercícios bem “puxadinhos” e conseguiram que fizéssemos verdadeiras proezas!

Como era de prever ficámos completamente rendidos ao Cabri 3D!

Os professores
Alda Rocha, Eduarda Teixeira, Margarida Martins e Eduardo Cunha

 
<< Start < Prev 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Next > End >>

Results 33 - 36 of 177

Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?
Obter o Starboard Software

Poll

Pode o quadro interactivo ser uma mais valia para os alunos?
 

Notícias do EduFor

Cache Directory Unwriteable