Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros

Login






Lost Password?

Galeria de Fotografias

Galeria de Fotografias

Quotes

«Quer os professores quer os alunos têm manifestado bastante interesse, necessitando a escola de adquirir mais quadros interactivos Magicboard para satisfazer toda a comunidade.»

Professora da Escola Secundária do Castêlo da Maia

 

Who's Online

We have 1 guest online

Statistics

Members: 1738
News: 236
Web Links: 686
Target Log Book: 1161
Forum Messages: 204
Downloads: 114
Visitors: 3976470
Home
Breve entrevista informal a um docente do Projecto PDF Print E-mail
Terça, 04 Agosto 2009

ImageP: Qual a frequência de utilização do QI nas suas aulas?
R: Sempre, apenas não se utiliza em aulas que não se adequam a qualquer tipo de suporte, por exemplo nos testes. O QI faz parte da aula tal como o quadro preto, noutras circunstâncias.

P: Que tipo de utilização faz: Sempre com actividades preparadas previamente? O QI já é tão natural como o antigo quadro (que não exigia que se preparasse a aula em função dele, mas em função do conteúdo/objectivos da lição)? Utilização mista entre pré-definido e "o improvisado"?
R: Neste caso adequam-se as três, dado que nem sempre existem materiais pré-preparados. Noutras ocasiões recorre-se a outras ferramentas da Web 2.0, no entanto o QI existe sempre como suporte de escrita. O mais comum é as aulas serem preparadas em função das potencialidades e características e  mais-valia que estes representam  no processo ensino-aprendizagem. Nem sempre a aula é conduzida da forma como foi planificada - os alunos muitas vezes levantam questões que não estavam previstas, nestes casos, como os alunos demonstram interesse particular nesse tópico, a aula acaba por ser conduzida nesse sentido, havendo lugar a situações de algum improviso - estas acabam por ser possíveis pelo facto do QI ter acesso à Internet e qualquer informação poder ficar disponível para todos os alunos em pouco tempo.

P: Que formação fez relativamente à utilização de QI?
R: Formação técnica específica orientada por técnicos: ao longo do projecto cerca de 6 sessões. Formação técnica orientada por colegas professores: todas as semanas o grupo afecto ao projecto reúne-se trocando experiências e tirando dúvidas uns com os outros, funcionando como uma Comunidade de Prática de onde surgiram novas ideias e metodologias a incorporar nas aulas, fruto da experiência e partilha de situações de sala de aula mais ou menos conseguidas. Penso ter sido este factor o que mais valorizou o projecto e com o qual se aprendeu mais. Autoformação: muitos dos conhecimentos sobre a exploração técnica e pedagógica dos QI surgiu deste modo, tendo esse conhecimento construído posteriormente partilhado com colegas.

P: Quanto tempo demorou até se sentir confortável com a utilização de QI na sala de aula?
R: Foi um processo rápido dado que já me sentia confortável no uso das tecnologias em sala de aula, no entanto os constrangimentos que surgiam prendiam-se sobretudo com aspectos técnicos de funcionamento.

P: Acerca da sua prática com o QI...
R: As aulas ganharam outra dimensão e dinâmica. Permitem uma maior flexibilização dos conteúdos a leccionar, proporciona uma maior interacção entre o professor e alunos e entre os alunos, funcionando também como uma janela aberta para o mundo onde qualquer informação fica disponível para a turma.

EB2,3/S de Penalva do Castelo
Docente de Inglês

 
Workshop: Partilha de Experiências do Projecto Inovar com QI PDF Print E-mail
Terça, 14 Julho 2009

Workshop: Partilha de Experiências do Projecto Inovar com QI Todos os formandos inscritos no Workshop «Partilha de Experiências do Projecto Inovar com QI» foram seleccionados.

Consulte a sua sessão prática

Devido ao elevado número de inscrições foi alterado o local de realização durante a parte da manhã passando o Workshop a ter lugar no Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde.

 
“Inquérito” a professores de Língua Estrangeira PDF Print E-mail
Quarta, 08 Julho 2009

O CF Edufor foi contactado pelo Dr. Luís Reis do Centro de Competência ERTE, Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa, pedindo a participação de dois professores de lingua estrangeira no sentido de partilharem a sua experiência em QI’s, com vista à preparação de um conferência internacional sobre Quadros Interactivos (www.lte-project.com) a realizar em Julho de 2009 em Augsburgo na Alemanha.

Os professores Madalena Albuquerque (Francês) e Carlos Rodrigues (Inglês) colaboraram com o Dr. Luís Reis respondendo a um inquérito sobre a utilização dos QIs. Neste questionário pretendia saber-se de que forma eram utilizados os QIs em sala de aula, a sua frequência de utilização, o impacte criado junto dos alunos e a forma como os quadros eram por eles utilizados. Noutra vertente, o questionário procurava saber da formação específica e em TIC, à qual os elementos do projecto tinham tido acesso.

Para finalizar, o questionário incidia sobre a prática lectiva e se o QI tinha trazido alguma alteração na forma como as aulas eram conduzidas e nos materiais que eram utilizados pelos docentes.

A utilização em contexto pedagógico dos QIs e a troca de experiências entre os utilizadores tem motivado um interesse crescente em estudar a operacionalidade desta ferramenta, por forma a contribuir para uma escola mais aberta e flexível, promotora de conhecimento.

Prof. Carlos Rodrigues

 
Workshop: Partilha de Experiências do Projecto Inovar com QI PDF Print E-mail
Quarta, 01 Julho 2009

Workshop: Partilha de Experiências do Projecto Inovar com QI O Centro de Formação EduFor organiza no próximo dia 17 de Julho um Workshop intitulado «Partilha de Experiências do Projecto Inov@r com QI».

Durante a manhã em grande grupo no Auditório Municipal Dr. Alexandre Alves em Mangualde e durante a tarde em diversas salas das escolas dos concelhos de Mangualde e Penalva do Castelo, equipadas com quadro interactivo, onde os docentes do Projecto Inov@r com QI irão partilhar os seus saberes.

Programa, inscrições e outras informações em http://eventos.inovar.pt/workshop.

 
<< Start < Prev 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Next > End >>

Results 29 - 32 of 177

Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?
Obter o Starboard Software

Poll

Pode o quadro interactivo ser uma mais valia para os alunos?
 

Notícias do EduFor

Cache Directory Unwriteable