Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros

Entrar






Perdeu a palavra-chave?

Galeria de Fotografias

Galeria de Fotografias

Citação

"Os quadros interactivos Magicboard são, sem dúvida, uma mais-valia no processo ensino-aprendizagem. Com a interactividade que proporcionam, tornaram as minhas aulas muito mais participadas."
Professora do Ensino Secundário
 

Quem está?

Temos 1 visitante online

Estatísticas

Utiliz. Registados: 1738
Notícias: 236
Ligações: 686
Diários de Bordo: 1161
Mensagens no Fórum: 204
Docs. para Download: 114
Visitas: 6349333
Início
Mais um Ciclo de Formação Prática Concluído criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
20.04.2007

3ª formaçãoEstá concluído o terceiro ciclo de formação prática aos professores afectos ao projecto Inovar com QI das escolas associadas ao CFPA.

A análise dos diários de bordo, submetidos pelos professores permitiram ao formador, Dr. Jorge Cabral, verificar que os professores já dominam a generalidade das principais ferramentas do software do Magicboard. Assim, aproveitou-se este facto para que nesta 3ª Formação Prática se desse um salto muito importante a nível de uma utilização mais avançada do quadro interactivo Magicboard e para apresentar soluções para as dúvidas encontradas.

Neste sentido, foram introduzidas algumas Técnicas que permitirão enriquecer a utilização do Magicboard na sala de aula.

Os professores mostraram-se muito satisfeitos com as técnicas apresentadas pelo formador e saíram bastante motivados para as aplicarem brevemente nas suas aulas.

 
Alunos e Professores muito motivados para o uso dos Magicboards criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
22.03.2007

Aula de Ciências da Natureza - O CauleJosé Duarte, professor da EB2,3 Vasco Santana partilhou, no fórum, a sua experiência com o quadro interactivo Magicboard numa das suas aulas de Ciências da Natureza e que aqui passamos a transcrever:

«Gostaria de partilhar convosco a minha experiência com a minha turma de Ciências da Natureza, na utilização do Magicboard. (…) A filosofia deste fórum, de todo este site, é mesmo isso, partilhar ideias, emoções e opiniões e quando necessário pedir "socorro" para resolver situações específicas. Leio os comentários dos colegas de profissão e revejo o seu espírito em mim, em aprender, em fazer mais e melhor, pelos nossos alunos e por uma escola mais inclusiva e em consonância com os desafios da escola paralela.
Mal entrei na sala, os meus alunos, e as estagiárias que convidei a assistir, começaram a interrogar-se sobre a forma como o professor iria dar a aula. O primeiro comentário que ouvi foi "o quadro é igual ao dos Morangos", "como se escreve aí?", "como é que o professor pode dar a aula aí?".
Depois de ligado o sistema, o quadro interactivo Magicboard e o PC, e as ligações, a Magia começou…
Ao explicar as funções da raiz (tema da aula) os alunos começaram a questionar sobre o assunto de forma mais dinâmica do que numa aula anterior. Notei que alunos pouco participativos comentavam as ideias e opiniões dos colegas, num plenário de discussão sobre as funções da raiz. (…)»

Vídeos e registos fotográficos em http://nanet.com.sapo.pt

 
Opinião de uma Aluna sobre as Vantagens do Magicboard criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
21.03.2007

Aluna a escrever no MagicboardAtravés da Coordenadora do Projecto Inovar com QI do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, Isabel Almeida, chegou-nos a opinião da aluna Catarina Luís Albuquerque Correia de Paiva Nº 8 do 7º B que a seguir se transcreve:

Na nossa escola já há quadros interactivos, o que torna a aprendizagem do aluno mais fácil e também o trabalho do professor.
Há várias vantagens na utilização dos quadros interactivos e vou aqui divulgar algumas:

  • O professor pode preparar a aula em casa, no seu computador, para na aula passar para o quadro interactivo, não sendo preciso estar a passar tudo no quadro;
  • Os alunos interessam-se sempre por novas experiências e tecnologias e esta nova tecnologia é uma forma de os incentivar nas aulas, tornando a matéria mais interessante;
  • Quando há sites na Internet que possam ajudar na explicação da matéria de uma disciplina, torna-se mais fácil para o professor mostrá-los no quadro interactivo, e é mais divertido para o aluno;
  • Podem-se guardar os trabalhos feitos no quadro interactivo, para o professor os analisar melhor em casa e continuar a matéria inacabada;
  • Na matemática, uma disciplina importante, há muitas vantagens como, por exemplo, visualizar figuras geométricas com medidas diferentes, ter o ecrã com uma base quadriculada, utilizar a calculadora do computador, entre outros;
  • Os trabalhos feitos pelos alunos no computador podem ser apresentados no quadro interactivo, o que é mais uma maneira de os incentivar a fazê-los.

É claro que no meio de tantas vantagens tem de haver algumas desvantagens, como por exemplo, para o quadro interactivo funcionar, é necessário a electricidade, e quando a luz falta é um problema, pois o quadro deixa de funcionar.
Acho que a existência do quadro interactivo é uma vantagem tanto para os alunos como para os professores, tornando todo o trabalho mais fácil.

Catarina Paiva

 
Docentes do Projecto Partilham Saberes criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
19.03.2007

Agrupamento de escolas de Penalva do Castelo fomenta o uso do Magicboard a todos os docentesComo coordenadora deste projecto gostaria de mencionar que apesar de, esta ser a primeira notícia do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, a escola sede está a utilizar os quadros interactivos com muito entusiasmo e empenho.

Escuto os colegas que chegam das suas aulas bastante satisfeitos, partilham experiências, trocam materiais. Tal é a satisfação dos colegas afectos ao projecto, que os restantes colegas da escola ficaram curiosos e com muita vontade de conhecer esta ferramenta.

Assim sendo, pensou-se ser de todo o interesse transmitir aos docentes das diferentes áreas disciplinares, conhecimentos face às funcionalidades e potencialidades dos quadros interactivos. Isto levou os professores envolvidos no projecto a dinamizarem uma Acção de Formação subordinada ao tema “Inovar com QI” e dirigida a todos os professores desta escola. Mediante a forte adesão dos docentes em questão, houve a necessidade de estabelecer dois grupos. Um grupo dinamizado pelo professor João Figueiredo e outro pelo professor Eduardo Cunha, ambos docentes afectos ao Projecto Inovar com QI.

Já decorreram durante este período três sessões, a última na passada quarta-feira.

A Coordenadora do Projecto no Agrup. de Escolas de Penalva do Castelo
Isabel Almeida

 
<< Início < Anterior | 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 | Seguinte > Final >>

Resultados 141 - 144 de 177

Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?
Obter o Starboard Software

Inquérito

Pode o quadro interactivo ser uma mais valia para os alunos?