Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros

Entrar






Perdeu a palavra-chave?

Galeria de Fotografias

Galeria de Fotografias

Citação

«Utilizo as novas tecnologias nas aulas. O interesse maior do Magicboard consiste em poder guardar aquilo que se escreveu no quadro, para posterior consulta.»
Jaime Carvalho e Silva
Universidade de Coimbra
 

Quem está?

Estatísticas

Utiliz. Registados: 1738
Notícias: 236
Ligações: 686
Diários de Bordo: 1161
Mensagens no Fórum: 204
Docs. para Download: 114
Visitas: 6357052
Início
Inovar com QI esteve presente no 9º MatViseu criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
05.07.2007

Mesa do debate O Ensino da Matemática - Recursos TecnológicosNo passado dia 29 de Julho realizou-se, na Escola Superior de Tecnologia de Viseu, o 9º MatViseu organizado pelo Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia de Viseu e pela Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Director do Centro de Formação de Penalva e Azurara, Dr. José Miguel Sousa, enquanto Coordenador do Projecto Inov@r com QI, participou no debate “O Ensino da Matemática - Recursos Tecnológicos” que se realizou no auditório da Escola Superior de Tecnologia, no qual participaram, entre outros, o Professor Doutor Jaime Carvalho e Silva (Universidade de Coimbra) e o Professor Doutor Jorge Buescu (Universidade de Lisboa).

Na parte da tarde, o Director do Centro de Formação, enquanto docente do grupo de matemática da Escola Secundária Felismina Alcântara de Mangualde dinamizou, em parceria com a Dra. Teresa Alexandra Dias, docente da Escola Secundária de Viriato de Viseu, uma sessão prática intitulada «O Cabri II Plus e o Cabri 3D no Quadro Interactivo Magicboard» onde foram apresentadas algumas potencialidades dos programas de geometria dinâmica Cabri-Géomètre II Plus e Cabri 3D no “ambiente” proporcionado pelo Quadro Interactivo Magicboard.

 
Inovar com QI e a Sala do Futuro no arraial beirão criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
02.07.2007

ImageNo passado dia 22 de Junho o Agrupamento de Escolas Ana de Castro Osório realizou o seu habitual Arraial Beirão.

O projecto Inovar com QI marcou presença no evento numa sala equipada com um quadro interactivo Magicboard, denominada, Sala do Futuro.

A sala esteve aberta desde as 18:00 até cerca das 00:30 a todos os visitantes, dos quais de destacam pais e encarregados de educação, alunos, professores, auxiliares de acção educativa e membros da Comunidade Educativa de Mangualde.

ImageAsseguraram o funcionamento da Sala do Futuro professores do Agrupamento de Escolas de Ana de Castro Osório, com o apoio do Dr. Jorge Cabral, do Centro de Formação Penalva e Azurara, onde se fez a demonstração de actividades com alguns dos materiais que os docentes do Agrupamento prepararam durante o ano lectivo para as suas aulas.

Foi uma excelente oportunidade para os pais e encarregados de educação ficarem a conhecer as potencialidades dos Magicboards e algumas das actividades que podem ser feitas nos «quadros mágicos» os tais que tantas vezes lá em casa os seus filhos falavam.

 
Pais curiosos vêm à escola conhecer o quadro interactivo Magicboard criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
02.07.2007

António Cardoso e aluno interagem no Magicboard
António Cardoso e aluno interagem no Magicboard
Quarta-Feira, 20 de Junho, 10:20, um grupo de pais e encarregados de educação de alunos da turma A, do 5º ano de escolaridade, convidados pelo professor de Língua Portuguesa, chegam à Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Ana de Castro Osório de Mangualde, a fim de assistirem à aula dos seus educandos. Queriam ver ao vivo as actividades que os seus alunos faziam no quadro. Pretendiam, se possível, experimentar!

Há já algum tempo, que alguns pais e encarregados de educação, desta turma, tinham mostrado alguma curiosidade sobre o tão falado quadro interactivo, que os seus filhos e educandos começaram a utilizar na disciplina - “em casa falam das diversas actividades, muito engraçadas e interessantes que experimentam num quadro branco que parece um monitor, mas onde se pode escrever e desenhar…” - comentavam estes pais para o professor. Daí nasceu a intenção de se organizar uma aula, no final do ano lectivo, para que os pais pudessem ver os seus filhos trabalhar com diversos tipos de materiais, dando assim, tanto quanto possível, uma visão geral da versatilidade do quadro interactivo.

No fundo da sala os pais assistem
No fundo da sala os pais assistem
Dando liberdade aos seus alunos para escolherem um texto e a construção de algumas actividades para mostrarem aos pais, planeou-se uma aula de noventa minutos quase totalmente dirigida pelos alunos. A partir de um texto dramático do manual - “Na montanha” - que teve de ser transcrito para o word, os alunos e professor elaboraram, em parceria, um conjunto de actividades variadas para se trabalharem no quadro. Daqui nasceu o texto dramático com legendas e anotações explicativas (endereços de páginas web, tabelas, caixas de texto, formas, imagens…) sobre as características deste tipo de texto. Com isto pretendia-se mostrar aos pais, o texto que seria dramatizado por um grupo de alunos, introduzido por uma breve dança ao som de uma canção, cuja letra aparecia no quadro, mas também dar a conhecer as suas características particulares que o distinguem dos demais textos já estudados. Para isso, construiu-se um outro documento com imagens, formas, tabelas e textos para ser preenchido no quadro. Preparou-se de igual forma um texto com algumas informações biobiliográficos do autor, a fim de ser completado através de pesquisas, na Internet. Prepararam-se dois quizes com questões diversas (exploração ideológica e gramatical do texto dramático) e fizeram questão de se construir, em segredo, um jogo sobre o referido texto, para testarem, no final, a atenção dos pais.

Ler mais...
 
Biblioteca, Quadros Interactivos e o Plano Nacional de Leitura criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
27.06.2007

ImageNo âmbito das actividades do Plano Nacional de Leitura decorreram no Agrupamento Ana de Castro Osório uma série de actividades de sensibilização para a leitura, promovidas pela Biblioteca Escolar, e dirigidas a todos os níveis etários dos alunos deste agrupamento.

Em cada período cada uma das actividades teve um tema. No primeiro período a actividade De Conto Em Conto Se Aprende Um pouco, com os contos de Natal para as turmas do 2º ciclo (O Boneco de Neve e A Vendedora de Fósforos).

ImageNa semana de 5 a 9 de Março, na Semana da Leitura, decorreram várias sessões de leitura com os alunos sob o tema Crescer Com Livros. Para além do segundo ciclo, participaram também os alunos do jardim-de-infância de Mangualde e do jardim-de-infância e 1º ciclo da Cunha Baixa (Os três porquinhos e João e a Floresta de Betão).

Finalmente, no último período, o convite aos alunos foi Vem Provar Uma História, em que participaram os alunos do jardim-de-infância e 1º ciclo de Abrunhosa-a-velha.

Paula Feliciano
 
<< Início < Anterior | 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 | Seguinte > Final >>

Resultados 125 - 128 de 177

Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?
Obter o Starboard Software

Inquérito

Pode o quadro interactivo ser uma mais valia para os alunos?