Logotipo Inovar com QI
Logotipos dos Parceiros

Login






Lost Password?

Galeria de Fotografias

Galeria de Fotografias

Quotes

"Os quadros interactivos Magicboard são, sem dúvida, uma mais-valia no processo ensino-aprendizagem. Com a interactividade que proporcionam, tornaram as minhas aulas muito mais participadas."
Professora do Ensino Secundário
 

Who's Online

Statistics

Members: 1738
News: 236
Web Links: 686
Target Log Book: 1161
Forum Messages: 204
Downloads: 114
Visitors: 3937211
Home
Modelo de Formação do Inov@r com QI foi tema de comunicação PDF Print E-mail
Terça, 19 Outubro 2010

ImageO X Congresso Nacional de Centros de Formação de Associação de Escolas teve lugar em Portimão, nos dias 14, 15 e 16 de Outubro. Sob o Tema “Por uma Visão Estratégica da Formação”. O Director do Centro de Formação EduFor proferiu um comunicação intitulada "Inov@r com QI – um exemplo de formação em(sem) Rede" inserida no painel "Estratégias de Autonomia dos CFAE- Parcerias e Redes de Formação”.

Nesta comunicação destacou-se o modelo deste projecto (objectivos, modo de implementação, tecnologia, recursos humanos, formação, materiais produzidos, etc.) e dos resultados já conhecidos, pois acredita-se que o modelo do Inov@r com QI é um modelo possível para implementar projectos de TIC em sala de aula.

 
Quadros Interactivos: Uma das ferramentas do futuro PDF Print E-mail
Quinta, 22 Julho 2010

ImageA Equipa PTE (Plano Tecnológico da Educação) da escola E.B. 2,3 Ana de Castro Osório de Mangualde, em parceria com o centro de formação Edufor no âmbito do Projecto Inov@r/Quadros Interactivos, proporcionou ao corpo docente da sua escola, a possibilidade de adquirirem formação sobre Quadros Interactivos Magicboard e no StarBoard Software. Esta iniciativa teve como objectivo principal promover, junto ao corpo docente da escola, a utilização dos Q.I. nas práticas lectivas, fomentando assim a utilização desta poderosa ferramenta de trabalho. Esta ferramenta, cada vez mais presente nas salas de aula, desperta o interesse e o empenho dos alunos, pois permite a criação de aulas mais dinâmicas.

O corpo docente da escola rapidamente aderiu, tendo-se inscrito 32 elementos. Contudo, por incompatibilidade ou por falta de horário, apenas 20 elementos puderam comparecer às sessões.

A acção teve início a 28 de Abril e terminou no dia 06 de Julho, consistindo em 5 sessões, três de 2 horas e as restantes de 4, perfazendo um total de 14 horas.

ImageOs docentes tiveram acesso a uma disciplina criada no Moodle da escola, onde podiam entre outras coisas, adquirir manuais, guias, vídeo-tutoriais e fichas práticas facultadas pelo formador do Inov@r com QI, Dr. Jorge Cabral.

A acção foi dinamizada pela Coordenadora Técnica do PTE da escola E.B. 2,3 Ana de Castro Osório de Mangualde, professora Joana Leitão, em parceria com o colega professor António Cardoso, um dos mais entusiasta na utilização dos quadros interactivos na escola.

O resultado da acção foi bastante satisfatório, louvando a dedicação, interesse e esforço de todos os participantes.

Esperemos que surjam mais iniciativas destas!

Joana Leitão

 
Acção de Formação "QI" PDF Print E-mail
Quarta, 21 Julho 2010

ImageDecorreu na Escola EB 2,3/S de Penalva do Castelo uma formação em QI, que se desdobrou em duas sessões presenciais. A primeira com duração de sensivelmente 2 horas e a segunda com a duração de 3 horas.

Esta formação está integrada no âmbito do plano de formação do projecto ”Inovar com QI”, segunda fase.

A professora Maria do Carmo Escabeche deu, assim, continuidade na escola à formação recebida no Centro de Formação EduFor entre Fevereiro a Julho. As sessões tiveram o contributo precioso dos professores Jaime Fernandes e Carlos Rodrigues, que fizeram parte da equipa do projecto na 1ª fase de implementação.

Na Escola, as sessões tinham como objectivos fomentar o uso do quadro interactivo entre os professores interessados e desenvolver práticas de implementação desta ferramenta em sala de aula. O lema da formação pressupunha que só se aprende a fazer, fazendo e que qualquer aprendizagem é mais enriquecedora quando realizada num espírito de partilha.

ImageAssim, na 1ª sessão todos os professores vieram munidos dos seus computadores portáteis. Depois de instalado o software uniformizado na escola, o Starboard 8.0, os participantes experimentaram algumas ferramentas.

Na 2ª sessão partimos para a prática. Foram fornecidos alguns guiões e materiais de apoio, nomeadamente actividades Exploratórias e outras que foram desenvolvidas na formação pela formanda Maria do Carmo.

Os professores revelam-se muito interessados e fizeram as actividades com muito empenho. Alguns houve que experimentaram algumas potencialidades desta ferramenta já direccionadas para as suas áreas de trabalho. Os colegas no final da 2ª sessão estavam entusiasmadíssimos para darem continuidade ao trabalho, que pelos vistos será retomado no inicio do próximo ano lectivo.

A professora dinamizadora:
Maria Carmo Escabeche

 
Ponto da situação sobre o trabalho no Agrupamento de Escolas de Sátão PDF Print E-mail
Terça, 20 Julho 2010

No âmbito da formação sobre os Quadros Interactivos, no Agrupamento de Escolas de Sátão, decorreu formação para os Docentes do 1º Ciclo de Sátão, e formação para os docentes interessados do 2º e 3º Ciclo da Agrupamento. A primeira dinamizada pelo colega Armando Rodrigues, como ele já referiu em notícia anterior. A segunda, dinamizada por mim na Escola, decorreu durante 3(+1) sessões, (chamamos-lhe encontros formativos).

1ª Sessão/Encontro Formativo “O Quadro Interactivo como recurso na sala de aula”, realizado no dia 2 de Março de 2010.

2ª Sessão/Encontro Formativo “O Quadro Interactivo como recurso na sala de aula”, realizado no dia 25 de Maio de 2010. (Nesta participaram novos formandos)

Nestas duas sessões abordaram-se os seguintes temas:

  • 1 - Instalação do Software do QI StarBoard nos computadores individuais;
  • 2 - Dicas e conselhos úteis para utilizar um QI;
  • 3 - Potencialidades do QI;
  • 4 - “10 mandamentos” para utilizar o QI;
  • 5 - Funcionalidades básicas do QI;
  • 6 - Explorar as funcionalidades básicas do StarBoard no computador individual e da sala.

3ª Sessão/Encontro Formativo “O Quadro Interactivo como recurso na sala de aula”, realizado no dia 26 de Maio de 2010. (Nesta participaram novos formandos).

  • 1 - Instalação do Software do QI StarBoard nos computadores individuais;
  • 2 - Dicas e conselhos úteis para utilizar um QI;
  • 3 - Potencialidades do QI;
  • 4 - “10 mandamentos” para utilizar o QI;
  • 5 - Funcionalidades básicas do QI;
  • 6 - Explorar as funcionalidades básicas do StarBoard no computador individual e da sala;
  • 7 - Actividades práticas.

4ª Sessão, última deste ano lectivo, a realizar no dia 14/07/2010, pretende-se: 1. Para quem nunca participou e de um modo muito geral:

  • 1.1 - Instalação do Software do QI StarBoard nos computadores individuais;
  • 1.2 - Dicas e conselhos úteis para utilizar um QI;
  • 1.3 - Potencialidades do QI;
  • 1.4 - “10 mandamentos” para utilizar o QI;
  • 1.5 - Funcionalidades básicas do QI;
  • 1.6 - Explorar as funcionalidades básicas do StarBoard no computador individual e da sala;
  • 2 – Esclarecimento de dúvidas.
  • 3 - Actividades práticas.

Notas:

  • A maior dificuldade encontrada foi a marcação de datas e horário que fosse do agrado dos interessados. Muitos referiram que deveria ser durante o tempo de interrupção lectiva (início de Julho e/ou de Setembro).
  • Foram cedidos aos docentes/formandos documentos em suporte papel, adaptados da documentação distribuída pelo EDUFOR.
  • A próxima sessão está marcada para o dia 14/07/2010, a fim de os colegas ainda poderem aprender mais alguma coisa, tirarem dúvidas, e poderem trabalhar com o Software nas férias, preparando algumas aulas/documentos.
  • Caso se julgue necessário, em Setembro realizar-se-á nova sessão.

Para mim esta acção foi enriquecedora, quer enquanto formando, quer enquanto “formador”. Um agradecimento ao EDUFOR pela realização desta iniciativa/acção e em especial ao colega Jorge Cabral formador da mesma, pela disponibilidade mostrada em esclarecer e apoiar no que fosse necessário.

Votos de BOAS FÉRIAS para todos.

Luís Carlos

 
<< Start < Prev 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Next > End >>

Results 13 - 16 of 177

Adicionar a: Digg Adicionar a: Sapo Links Adicionar a: Diigo Adicionar a: Technorati Adicionar a: Spurl Adicionar a: Google O que é o Social Bookmarking?
Obter o Starboard Software

Poll

Pode o quadro interactivo ser uma mais valia para os alunos?
 

Notícias do EduFor

Cache Directory Unwriteable