«Um Magicboard proporciona experiências educativas e recursos sem paralelo. As imagens do computador são projectadas para o quadro, onde podem ser vistas e manipuladas.»
Who's Online
Statistics
Members: 1739 News: 236 Web Links: 686 Target Log Book: 1161 Forum Messages: 204 Downloads: 114 Visitors: 9341091
No seguimento duma parceria entre o Centro de Formação EduFor e o Complexo Paroquial de Mangualde (IPSS), o Centro de Formação EduFor dinamizou uma ação de formação (não acreditada) sobre a utilização do Quadro Interativo Magicboard destinada a Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais do Jardim-de-infância daquela instituição. A ação, com a duração de 9 horas, decorreu nas instalações do Complexo Paroquial de Mangualde e dotou as formandas de novas competências para a utilização desta tecnologia com a mais recente versão do Starboard Software.
Nos dias 10 e 12 de setembro realizou-se no Centro Escolar Lamego – Sudeste, em Ferreirim, uma ação de formação Software StarBoard / Inovar com QI.
O grupo de formandos constituído pelos professores e educadores da requalificada Escola nº 2 de Lamego (recentemente equipada com quadros interativos Magicboard) deram assim os primeiros passos na utilização esta tecnologia a partir de agora presente nas suas salas de aula. A formação teve a duração de 8 horas e teve como formador o Dr. Jorge Cabral, do Centro de Formação EduFor.
Paralelamente, numa outra sala um grupo de docentes do Centro Escolar Lamego – Sudeste, já com experiência na utilização de quadros interativos, receberam uma atualização das suas práticas pedagógicas com recurso ao quadro interativo como dos conhecimentos na nova versão do StarBoard Software (9.3) e tiveram como facilitadora dessa transição a Dra. Maria Loureiro, mestre na área pela Universidade de Aveiro e formadora do Centro de Formação EduFor.
Organizada pelo Agrupamento de Escolas de Sátão e pelo Centro de Formação EduFor, iniciou-se no passado dia 26/04/2012, a segunda fase da ação de formação "Os Q.I. (Quadros Interativos) como recurso apelativo no desenvolvimento dos alunos do 1º. Ciclo", destinada a docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Sátão que lecionam no Centro Escolar de Sátão (Escola nº.1, do 1º Ciclo, de Sátão).
A formação é dinamizada por Armando Almeida, docente do Agrupamento. São objetivos desta formação: - promover o contacto com as atuais funcionalidades dos quadros interativos; - conhecer experiências diversificadas de utilização de quadros interativos nas diversas áreas académicas; - refletir sobre os benefícios, a funcionalidade e operacionalidade do QI.
No final do mês de Maio estão previstas sessões de formação para os docentes das Atividades de Enriquecimento Curricular.