O Judaísmo
 
   

INTRODUÇÃO

 

O Judaísmo é a mais antiga religião monoteísta. Nasceu com o Patriarca Abraão, considerado o primeiro homem a acreditar no Deus único. Há cerca de quatro mil anos, na Mesopotâmia, Deus revelou-se a este homem, pedindo-lhe que partisse para Canaã e prometendo abençoar e elevar os seus descendentes à categoria de nação poderosa, estabelecendo com ele uma Aliança.

Os judeus adoram um único Deus e a religião judaica é considerada uma religião revelada na história. A revelação do Deus único fez-se, progressivamente, por intermédio de pessoas escolhidas por Deus. A experiência espiritual de cada uma mostra a evolução das várias expressões do monoteísmo, em função das circunstâncias históricas.

O Judaísmo distingue-se das outras religiões pelo facto de colocar no centro da Revelação da Torah, a Lei, apresentando-a como um conjunto de mandamentos que apelam à santidade, à ética pessoal e à obrigação da justiça.

Nesta aventura na web, vamos conhecer as principais figuras da história do Judaísmo e compreender as suas principais características. Estás disposto a percorrer a sua história?

 

   
   
Webquest elaborada por Paula Marques com