Basquetebol
 
   

INTRODUÇÃO

 

O basquetebol é um desporto colectivo inventado em 1891 nos Estados Unidos pelo professor de Educação Física James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield. É jogado por duas equipas constituídas por 10 jogadores, dos quais 5 jogam de início e 5 são suplentes. Tem como objectivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades do campo de basquetebol.

Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direcção a um companheiro de equipa.
Cesto é o nome que se dá ao lance de fazer a bola passar por esse aro; então marcam-se pontos – dois pontos no caso do lançamento ser executado entre a linha de fundo e a chamada linha dos 3 pontos, três pontos se o lançamento for de fora dessa área, e um ponto quando o lançamento for um lance-livre. As equipas devem fazer pontos sempre do mesmo lado (meio-campo de ataque) e defender o cesto oposto (meio-campo de defesa). Obviamente a equipa que defende tenta impedir a equipa que ataca de fazer cesto, através da marcação, da interceptação de passes ou até mesmo do bloqueio ao lançamento.

 

   
   
Webquest elaborada por José Carlos Couto com