Células Estaminais
 
INTRODUÇÃO
Tiveste, durante a abordagem do tema “Exploração das potencialidades da Biosfera”, oportunidade de constatar como a Ciência e a Tecnologia têm modificado o mundo através do uso de células totipotentes. Basta referir as técnicas que, ao nível da agricultura, têm possibilitado o aumento da produção alimentar.
Este, é também um dos grandes propósitos ao nível da Saúde: o uso de células totipotentes. São as chamadas células - mãe, células – tronco ou células estaminais. As células estaminais tornaram-se quase o objecto da moda da Ciência, com pequenos ou grandes avanços todos os dias anunciados. São células extraordinárias, cujo destino ainda não foi "decidido". Podem transformar-se em vários tipos de células diferentes, através de "diferenciação". Por este motivo, apresentam um grande potencial na aplicação terapêutica.
Neste trabalho assumirás o papel de um jovem que  tenta conquistar um estágio, num laboratório de investigação de uma equipa conceituada. Terás, portanto, de estar informado para poderes contribuir positivamente.

 

   
   
Webquest elaborada por Celeste Soares e Paula A. Rolo com