A Internet Aplicada ao Ensino
 
INTRODUÇÃO

 Nos últimos anos houve um grande incremento da utilização da Internet no nosso país e, no caso do ensino, passou  também a haver um interesse cada vez maior dos docentes em conhecerem a Internet. A palavra INTERNET,   cada vez mais frequentemente  utilizada no dia a dia e nos órgãos de comunicação social, entrou no nosso vocabulário.

      A Internet permite-nos pesquisar informação em bases de dados, ler essa informação, importar ficheiros e aplicações para o nosso computador, enviar e receber correio, conversar escrevendo ou mesmo conversar oralmente vendo quem está do outro lado.

    Ligarmo-nos através da Internet significa ter possibilidade de aceder a milhões de outras máquinas espalhadas pelo mundo inteiro. Significa isto que se precisar de qualquer informação, de certeza que a encontrará num qualquer servidor de rede.

    O principal senão para as pessoas que falam e escrevem português é que cerca de 90% da informação a que se tem acesso é em Inglês.

    Assim, também um dos principais objectivos deste Webquest é que nós possamos idealizar e criar páginas informativas em português, também acessíveis doutras escolas para que, num espírito de partilha possamos também ajudar os outros que procuram algo semelhante ao que produzimos.

    Este WebQuest é uma iniciação à "Internet Aplicada ao Ensino", assim, os colegas que manifestam preocupação por se sentirem "info-analfabetos" relativamente a outros, podem estar descansados que irão construindo o seu conhecimento ao seu próprio ritmo.

     Após tal constatação e depois de ouvidas manifestações de colegas perante tal situação, pusemos mãos à obra e decidimos preparar um WebQuest destinado  aos docentes, baseando-se a sua preparação em temas susceptíveis de interessar e motivar os mesmos. Esperamos que possamos ter êxito e que, no final, os resultados e as opiniões sejam positivas. Caso isto aconteça, pensamos continuar a desenvolver estratégias deste tipo ou mais especializadas, aproveitando a experiência e as sugestões que os colegas  possam fornecer, de maneira a melhorar e a implementar a criação de novos WebQuests para docentes nesta temática.

   
   
Webquest elaborada por Germano Bagão com