Da História dos Jogos Olímpicos
 
 
introdução
tarefas
processo
avaliação
conclusões
 
  INTRODUÇÃO  
 

Todos os anos um vasto número de pessoas visitam os sites arqueológicos da Grécia Antiga. A diversidade e localização geográfica, bem como as ruínas destes são soberbos e demonstram a qualidade da raça humana de então. Os sites têm contíguo, um museu onde são exibidos, uma mistura de artefactos originais e de reprodução fiel.

Para além de muitas particularidades comuns, todos os sites arqueológicos da Grécia Antiga têm uma forte ligação desde a sua génese com Deuses e Heróis mitológicos.

O nosso propósito neste trabalho é levá-los a percorrer um pouco da história dos Jogos Olímpicos, desde a sua criação até aos nossos dias. É levá-los a percorrer o local onde nasceram os Jogos Olímpicos da Antiguidade e que, mais tarde, deram origem aos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Tal como hoje, também na Antiguidade existia uma Aldeia Olímpica e tal como o nome indica, chamava-se Olímpia, a cidade da Grécia Antiga que recebia e organizava os Jogos da Antiguidade.

A história dos Jogos na Antiguidade está profundamente relacionada com a mitologia grega. Outro aspecto curioso refere-se ao facto de que apesar de as cidades gregas que organizavam Jogos de carácter artístico e desportivo se situarem geograficamente muito distantes umas das outras o que nos leva a um entendimento difícil de toda esta orgânica, nos dias de hoje, das modernas civilizações dos meios de comunicação sofisticadíssimos. Na verdade como seria possível os gregos conjugarem todas estas organizações de eventos?!
Esta grande civilização que tanto nos deu de herança ao nível político, filosófico, matemático, cultural, arquitectónico e médico, deixou-nos também um dos maiores legados humanos: os seus Jogos.


Assim, vamos, aqui, efectuar um percurso Da História dos Jogos Olímpicos, aflorando as suas raízes mitológicas, enunciando algumas características e particularidades históricas que os marcam para todo o sempre, visitando o seu lugar de nascimento – as ruínas de Olímpia – até aos Jogos dos nossos dias, não esquecendo a sua espectacularidade, ideais, nem mesmo a participação portuguesa e as medalhas que muito nos honram.

 



 
     
     
 
Webquest elaborada por Paulo José Carvalho Marcolino com